Fevereiro teve alta de 1,06% no índice de variação de aluguéis
De acordo com a FGV, em 12 meses, passou de 10,74% em janeiro para 8,73% em fevereiro
foto: divulgção – De acordo com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (IBRE/FGV) que calcula o Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR), o índice apresentou um aumento de 1,06% em fevereiro de 2023.
Com o resultado, a taxa acumulada em 12 meses passou de 10,74% em janeiro de 2023 para 8,73% em fevereiro de 2023. O resultado significa uma desaceleração na comparação com a taxa de 4,20% registrada em janeiro.
Os dados divulgados pelo IBRE apontam ainda que entre janeiro e fevereiro, metade das cidades analisadas pelo IVAR acompanharam a tendência do índice médio e registraram desaceleração.
Conforme a FGV, o IVAR foi criado para medir a evolução mensal dos valores de aluguéis residenciais do mercado de imóveis no Brasil. A próxima divulgação do indicador está prevista para o próximo dia 5 de abril.
“A variação dos alugueis é resultado de uma desaceleração, considerado normal em um período de transição de governo”, reforça o presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.