Habitação: 1.489 mil famílias são beneficiadas com auxílio moradia em Campinas
Apenas no ano passado foram investidos mais de R$10.286.210 milhões em habitação
foto: Carlos Basssan – A Cohab Campinas registra significativa redução na demanda por moradias no município, em decorrência das ações implementadas nos últimos meses. Entre novembro de 2023 e março de 2024, houve uma queda de 21,7% no número de cadastros para habitação. Isso representa uma diminuição de 5.050 cadastros, passando de 23.232 em novembro de 2023 para 18.182 em março de 2024.
Essa redução é atribuída a diversas estratégias adotadas pela Cohab Campinas, incluindo parcerias comerciais para o uso do Cadastro de Interessados em Moradias (CIM), aprovação de empreendimentos de interesse social, regularização fundiária e atualização cadastral.
Destaca-se também a formalização de parcerias com empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida, que proporcionam atendimento prioritário e exclusivo aos cadastrados na Cohab Campinas.
Além dos subsídios do Governo Federal e Estadual (Casa Paulista), os beneficiários contam com incentivos da Prefeitura, como a isenção do ITBI (Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis). Essas medidas são consideradas cruciais para enfrentar os desafios habitacionais enfrentados pela cidade.

Francisco de Oliveira Lima Filho, presidente da Habicamp, analisa a situação com otimismo. “A prefeitura de Campinas tem ampliado a produção de unidades habitacionais, dessa forma o acesso à moradia é agilizado para aquelas famílias amparadas pelo auxílio aluguel”, comenta.