Mercado de aluguel residencial vira tendência em 2023
Procura por imóveis alugados mostra crescimento e acelera mercado imobiliário
O mercado de aluguel residencial, alimentado por mudanças demográficas e comportamentais, é uma tendência a ser observada este ano. Com o aumento da mobilidade urbana e a busca por flexibilidade, muitas pessoas estão optando por alugar em vez de comprar imóveis.
Além disso, a demanda por moradia como serviço, um conceito que combina aluguel de imóveis com serviços adicionais, também está ganhando espaço. A demanda por imóveis está em ascensão, com um recorde de vendas no acumulado de 12 meses, representando um aumento de 9,2%, é o que mostra dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC).
Outro ponto trazido pela ABRAINC é a crescente digitalização do setor, que também deve moldar o mercado imobiliário este ano.
Diante disso, o presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho, analisa que através do avanço das tecnologias de informação e comunicação, cada vez mais transações imobiliárias vão ser realizadas online. “Há uma maior eficiência nos processos de vendas, com menos burocracia e dor de cabeça para o cliente”, comenta Lima Filho.