Mercado financeiro eleva projeção de crescimento do PIB e inflação para 2024
Inflação deve fechar ano em 4,39%, aponta Banco Central
Foto: Divulgação – O mercado financeiro revisou para cima as expectativas de crescimento econômico e inflação para este ano, de acordo com o Boletim Focus divulgado dia 14, pelo Banco Central (BC). A projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) subiu levemente, de 3% para 3,01%, sinalizando uma leve aceleração da economia brasileira. Já a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), também teve um pequeno ajuste, passando de 4,38% para 4,39%.
O Boletim Focus, publicado semanalmente com base em uma pesquisa com economistas do mercado, manteve as estimativas para 2025, projetando um crescimento do PIB de 1,93% no próximo ano. As previsões para 2026 também seguem estáveis, com o mercado esperando uma expansão de 2% tanto em 2025 quanto em 2026.
Em 2023, o Brasil já havia superado expectativas, registrando um crescimento econômico de 2,9%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado reafirma a recuperação consistente da economia, após um crescimento de 3% em 2022, consolidando um ritmo de expansão positiva nos últimos anos.
Francisco de Oliveira Lima Filho, presidente da Habicamp, comentou sobre as novas projeções da economia brasileira. “Esses ajustes mostram que o Brasil está em uma trajetória de crescimento sustentável, mesmo com os desafios globais. O setor imobiliário e da construção civil também têm se beneficiado desse cenário positivo,” afirmou.