Mercado prevê crescimento econômico em 2023 de 2,56%
Estimativa da inflação sobe para 4,92%
Pela segunda semana consecutiva, a perspectiva do mercado financeiro para o crescimento da economia brasileira neste ano aumentou, passando de 2,31% para 2,56%. A previsão está incluída na edição do boletim Focus (4), uma pesquisa publicada pelo Banco Central (BC) semanalmente, que fornece estimativas para os principais indicadores econômicos.
Olhando para o próximo ano, a expectativa é que o Produto Interno Bruto (PIB) – o valor total dos bens e serviços produzidos no país – se expanda em 1,32%. Quanto a 2025 e 2026, o mercado financeiro prevê que o PIB cresça 1,9% e 2%, respectivamente.
Superando as projeções, a economia brasileira teve um crescimento de 0,9% no segundo trimestre do ano quando comparado aos três meses iniciais de 2023, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em comparação com o período correspondente do ano anterior, a economia brasileira progrediu 3,4%.
No período de 12 meses, o PIB testemunhou um aumento de 3,2%. Além disso, durante o semestre, o aumento acumulado foi de 3,7%.
“Ao longo do ano, a economia brasileira ganhou força após passada a turbulência natural das eleições presidenciais e os efeitos da covid e da guerra foram minimizados. Com isso, o investimento estrangeiro aumentou no país e a demanda interna também aumentou. Todos esse fatores fez com que o Brasil apresentasse resultados com números melhores do que os projetados”. – Francisco de Oliveira Lima Filho, presidente da Habicamp