Habitação

Moradores assinam contratos do programa piloto para reformar moradias

Moradores do núcleo residencial Jossiara, beneficiários do Projeto Piloto do Programa Reforma, começaram a assinar, nesta terça-feira 24 de outubro, os contratos para realização das reformas em suas unidades habitacionais.

A Secretaria de Habitação (Sehab) e a Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas) trabalham em parceria na realização do Projeto Piloto, que atenderá inicialmente 20 famílias nos núcleos residenciais Jossiara, na região do Distrito do Ouro Verde e Bairro da Conquista, na região Sul.

Esse projeto será fundamental para nortear novos programas de reforma através do Fundo de Apoio à População de Sub-habitação Urbana (Fundap).

A primeira moradora a assinar o contrato foi a auxiliar de limpeza, Natália do Rocio Silva. Ela diz que mora há quase 20 anos no bairro e que nunca teve condições financeiras para reformar a casa onde vive com mais três pessoas.

“Agora sim, com esse programa, o pessoal prometeu reformar todo o telhado da minha casa, a parte elétrica e construir um muro com portão, além de rebocar toda a fachada. A casa é pequena, mas quando estiver tudo pronto vai ficar muito bom”, disse emocionada.

Para o secretário de Habitação e presidente da Cohab-Campinas, Samuel Rossilho, o programa vai trazer alegria pra muitas famílias.

“Muita gente não acreditava, mas o programa veio para ficar. Nesta primeira fase vamos começar com 20 famílias, mas a partir de janeiro, nossas equipes vão trabalhar a todo vapor para atingir nossa meta. Queremos oferecer conforto e uma vida mais tranquila às famílias e a etapa final será a entrega da escritura definitiva das moradias”, pontuou.

 

Para fazer parte do programa é necessário que os beneficiários se enquadrem nos seguintes critérios:

– Ter renda familiar bruta de até R$ 2.811,00;

– Possuir um único imóvel, em todo o território nacional;

– Ser maior de 18 anos ou emancipado;

– Ser proprietário, possuidor ou detentor e residir no imóvel a ser beneficiado.

Os imóveis também necessitam de enquadramento nos critérios:

Ter estrutura estável, com paredes de alvenaria, madeira aparelhada ou equivalente;

Apresentar, pelo menos, uma das seguintes situações de inadequação:

Possuir mais de três moradores do grupo familiar por dormitório;

Não possuir banheiro ou sanitário de uso exclusivo do grupo familiar;

Apresentar inadequação da cobertura;

Não possuir solução adequada de esgotamento sanitário;

Carecer de conclusão da unidade habitacional.

O projeto conta com os serviços das empresas credenciadas junto ao Fundap para a realização das reformas. Todas as fases de execução das obras terão acompanhamento de técnicos da Cohab-Campinas neste programa integra o projeto Habitar Campinas. (Prefeitura de Campinas)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.