Painel sobre Direitos Imobiliários reúne mais de 200 pessoas
O Painel Direitos Imobiliários – Temas Polêmicos, realizado na noite da última quarta-feira (1º), no auditório da DeVry Metrocamp reuniu cerca de 200 empresários, advogados e pessoas ligadas ao setor da construção civil. O evento, uma parceria da Habicamp com a instituição de ensino, discutiu temas com profundas transformações para o mercado imobiliário com mudanças na relação de consumo, mercado, vendas, negociações e nos direitos cíveis, penais e criminais. O Painel também marcou o lançamento oficial da parceria para criação do primeiro curso de pós-graduação da Região Metropolitana de Campinas (RMC) em Direitos Imobiliários, com início na primeira quinzena de março.
O encontro reuniu vários especialistas da própria Habicamp e profissionais de renome. O advogado, professor universitário e pós-graduado em gestão de pequenas e médias empresas e em direito imobiliário Washigton Perozin abordou o tema “A função econômica do contrato de locação de imóveis urbanos”. O advogado Carlos Ribeiro, vice-presidente Jurídico da Habicamp, falou sobre “Exceção à Impenhorabilidade na alienação fiduciária – efeitos práticos”.
Fechando as palestras, o advogado, economista e professor universitário Marcos Antônio Benassi abordou o tema “Condomínio edílico e loteamento fechado, conflitos e soluções”.
Após a palestras, foi aberto aos presentes um painel de discussão, com perguntas e respostas, tendo como mediador o presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho, e como debatedor o Presidente da Fundação José Roberto de Oliveira (mata de Santa Genebra) e ex-presidente da Habicamp, Sinval Dorigon.
O presidente da Habicamp elogiou a iniciativa da instituição de ensino que, segundo ele, vai permitir a capacitação de profissionais que atuam em toda a cadeia da construção civil. “Com as mudanças nas legislações, leis e avanços do setor, precisamos dar condições para que os profissionais se atualizem para a nova realidade do mercado e do consumidor”, ressaltou. “E esta parceria vem ao encontro das necessidades atuais”.