Pesquisa aponta que a RMC tem papel decisivo para escolha de investimentos
Panorama de investimentos no município de Campinas analisa dados de 2012 a 2022 que sirvam de orientação de investimentos, projetos futuros e políticas públicas
Foto: Carlos BassanPMC – O Observatório da PUC-Campinas divulgou o resultado de um acordo colaborativo entre a Universidade e a Prefeitura de Campinas, “Panorama dos investimentos no município de Campinas (2012 – 2022)”.
A análise revelou que a Região de Campinas ocupou uma posição única no processo de tomada de decisões de investimento, em comparação com várias localidades regionais no estado de São Paulo, de 2012 a 2022.
O projeto foi liderado pelo Prof. Dr. Cristiano Monteiro da Silva, que é professor-extensionista no Observatório da PUC-Campinas. Ele recebeu auxílio dos estudantes Davi Machado P. Amaral (da Faculdade de Ciências Econômicas), Giovana Silva (da Faculdade de Direito), Lívia Maria Tibúrcio Bulhman (da Faculdade de Ciências Econômicas) e Matheus Constante Costa (também da Faculdade de Ciências Econômicas).
Com os dados coletados e analisados foi possível observar que em Campinas, a maioria dos investimentos confirmados em atividades de Indústria, Serviços e Comércio são categorizados como implementação, o que significa que os resultados garantem níveis variados de estabelecimento de empresas ou filiais locais. Já setor Industrial, essa forma de investimento representa 63%, enquanto no setor de serviços, o percentual é de aproximadamente 59%, e o comércio representa 96% do valor total.
O setor de Serviços, sobretudo os segmentos classificados como Serviços Intensivos em Conhecimentos e Tecnologias, aparecem como protagonistas das decisões de investimentos na cidade, sendo que em alguns anos desta série, que percorre o período de 2012 a 2022, o setor de Serviços atingiu a expressividade de mais de 70% do valor total de investimentos confirmados nesta localidade municipal.
“O setor de Serviços de Campinas possui um alto nível de investimentos e resulta em um grande impacto socioeconômico para toda a região, reflete o presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.