construção civileconomiamercado

Pesquisa semanal ABRAINC Canteiros de Obras mostra como empresas estão atuando a Covid-19

A ABRAINC realizou entre os dias 16 e 17 de abril a 4° Pesquisa junto a suas associadas para mostrar como está o andamento das obras e os procedimentos que estão sendo realizados nos canteiros para proteger os funcionários dos efeitos do Coronavírus (Covid-19). A amostra contém 36 empresas (em todas as pesquisas) e representa grande parte das maiores incorporadoras do País.

Abaixo a compilação dos dados:

https://www.abrainc.org.br/wp-content/uploads/2020/04/p4-1.png

https://www.abrainc.org.br/wp-content/uploads/2020/04/p4-2.png


CONCLUSÕES

58 mil trabalhadores seguem ativos nos canteiros de obra.

Percentual de obras paradas reduziu para 7%, grande parte por restrições locais. Dos 58 mil funcionários ativos, apenas 1,4% (793) apresentam casos suspeitos. O número absoluto apresentou aumento, devido ao aumento do número de obras, mas o percentual continua no patamar de 1%. Dos 793 casos suspeitos, até o momento somente 14 tiveram a doença confirmada.
O caso de internação hospitalar indicado na 3° pesquisa foi reportado pela empresa como leve e recebeu a alta rapidamente. Não foi realizado teste de COVID-19.
Após a 4° semana de pesquisa foram identificados os 6 primeiros casos de internação com testes de COVID-19 positivos. As empresas reportarão à Abrainc sobre o andamento dos tratamentos.

100% das empresas estão adotando medidas para proteger os funcionários.

100% das empresas não permitem a entrada de funcionários com sintomas ou pertencentes ao grupo de risco.

100% reforçaram os procedimentos de higiene, adotaram horários escalonado de almoço e de vestiário para evitar aglomeração.

94% já começaram a fornecer máscaras para o transporte dos funcionários (trajetos casa-trabalho e trabalho-casa), e 86% fornecem máscaras extras nas obras, além das obrigatórias exigidas devido ao risco ocupacional (EPI). As empresas que ainda não disponibilizam estão em processo de aquisição durante esta semana.

Por último, como forma de mitigar ainda mais os riscos de contaminação, 22% está adotando um procedimento de transporte especial.

Podemos ainda destacar que a idade média dos trabalhadores em canteiro de obra é de 35 anos. Nesse grupo a taxa de letalidade em função do Coronavirus é menor que 1%. Além disso, as atividades são sempre realizadas em espaço aberto e em geral com bom espaçamento.

Seguiremos com a pesquisa e o monitoramento nas próximas semanas para cada vez mais adotar as melhores práticas que permitam a continuação das atividades sem riscos aos trabalhadores e à sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.