Plano de Mobilidade Urbana de Campinas: trabalhos de revisão é iniciado
Reunião inaugural teve como foco apresentar o escopo do trabalho
Foto: Divulgação / EMDEC – O grupo de trabalho responsável pela revisão e atualização do Plano de Mobilidade Urbana de Campinas (PMUC) realizou sua primeira reunião, na última terça-feira, (23), na sede da Emdec, na Vila Industrial. Instituído pela Portaria nº 001/2024 da Secretaria Municipal de Transportes (Setransp), o grupo é composto por colaboradores de diversas áreas e terá uma agenda até dezembro, com reuniões semanais.
A reunião inaugural teve como foco apresentar o escopo do trabalho, que inclui etapas de diagnóstico, prognóstico, proposição e estruturação de ações e indicadores, além do monitoramento e atualização do documento. O presidente da Emdec, Vinicius Riverete, destacou a importância do PMUC para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos de Campinas, incentivando o grupo a pensar de forma inovadora.
O secretário de Transportes, Fernando de Caires, expressou sua gratidão pela participação e empenho dos membros do grupo, reconhecendo a dedicação necessária para um trabalho de grande envergadura. A revisão do plano conta com o suporte técnico da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS) e da WRI Brasil.
Reynaldo Neto, analista de mobilidade ativa da WRI Brasil, enfatizou a importância da revisão para abordar questões cruciais como o transporte coletivo, modos de transporte sustentável e segurança viária, ressaltando o papel significativo que o processo desempenha no contexto urbano de Campinas.
Segundo o presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho, o Plano de Mobilidade é muito importante para que a cidade possa avançar. “Aqui em Campinas, essa revisão do Plano de Mobilidade tem um papel muito importante e que vai mudar a realidade da cidade”, pontua Lima Filho.