Campinas

Prefeitura de Campinas altera aprovação e licenciamento de construção particulares

Declaração de Atualização Cadastral e Documento de Inscrição Cadastral sofreram modificações

foto: divulgação – A Prefeitura de Campinas modificou, por meio de três decretos, os procedimentos para aprovação e licenciamento de construções particulares, alterando a apresentação da Declaração de Atualização Cadastral (DAC) e o Documento de Inscrição Cadastral (DIC).

Os documentos que antes eram necessários para a tramitação de Alvarás de Aprovação de projetos, agora poderão ser apresentados na fase seguinte, para a emissão de Alvarás de Construção.

A ação teve iniciativa da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (Seplurb) e foi desenvolvida em parceria com a Secretaria de Finanças, que emite DIC/DAC e dará dinamismo à tramitação de alvarás de projetos.

Essa medida faz parte do processo de desburocratização da Administração Municipal, que busca simplificar e dar transparência aos processos internos.

O decreto 22.473/2022 altera dispositivos do decreto nº 18.757/15 e passa a exigir que o interessado informe o número da Inscrição Mobiliária da Obra e o número de registro da Declaração de Atualização Cadastral (DAC) – Início de Obra, deferida pelo Departamento de Receitas Imobiliárias (DRI) da Secretaria de Finanças, apenas na fase de solicitação da emissão do Alvará de Execução.

“Mais uma ação da Prefeitura que visa desburocratizar e facilitar processos. Com isso, é possível fomentar e incentivar o desenvolvimento da construção civil na cidade”

Com a mudança do novo decreto, na solicitação do Alvará de Aprovação deverá ser informado apenas o número dos protocolos do pedido no DRI/Finanças.

Além dessa alteração, quando o projeto entrar por via eletrônica (na plataforma da Seplurb na internet no portal da Prefeitura de Campinas) poderá, em casos citados no decreto, ser dispensada a Inscrição Mobiliária da Obra, como, por exemplo, para adequações técnicas ou pequenas reformas.

“Mais uma ação da Prefeitura que visa desburocratizar e facilitar processos. Com isso, é possível fomentar e incentivar o desenvolvimento da construção civil na cidade”, reforça o presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.