Campinas

Prefeitura de Campinas apresenta proposta de projeto para o Polo de Inovação

Conselheiros do HUB da Unicamp e proprietários de terras da área participaram da reunião

Crédito: Eduardo Lopes – Na última terça-feira (08), houve a apresentação da proposta inicial para a legislação de implantação do Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável de Campinas (PIDS), em encontro realizado na Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati).

O encontro contou com a participação de conselheiros do HUB Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) da Unicamp e dezenas de proprietários de áreas englobadas pelo projeto.

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, destacou na abertura da reunião o “esforço” requerido das equipes da Prefeitura e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas) para desenhar a proposta.

Francisco de Oliveira Lima Filho

“O futuro dessa área voltada para ciência e tecnologia, de 17 milhões de metros quadrados, e que tem a iniciativa super ousada que é o HIDS como parte dela (com seus 11 milhões de metros quadrados), exigiu um trabalho muito grande. Demos o primeiro passo. Continuamos, agora, a discussão para viabilizar essa iniciativa com o novo zoneamento para esta área”, destacou.

Além de enfatizar aos presentes, a capacidade de diálogo que a Administração busca ter com todos os segmentos envolvidos para efetivar o projeto. “Campinas tem esse desafio de se consolidar cada vez mais como a cidade do conhecimento, da ciência e tecnologia”, disse o prefeito.

O reitor da PUC-Campinas, Germano Rigacci Júnior, também afirmou a importância da união de todos para definir as diretrizes bastante inovadoras para o desenvolvimento daquela região no Distrito de Barão Geraldo, tanto para os que já estão instalados lá como para os que ainda virão a ocupar espaços no local. “Muitos deixaram seus compromissos para estar aqui para conhecer e debater a proposta”, destacou.

Para o coordenador executivo do HIDS, Mariano Laplane, que representou o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, o evento desta terça-feira marcou o início de uma nova etapa do projeto. “É uma satisfação participar deste momento. Espero que todos abracem esse projeto. Isso é essencial para trazer novas oportunidades para Campinas, para o País e também para gerar bons negócios”, frisou.

“A Prefeitura de Campinas tem feito um excelente trabalho para potencializar um polo que já é nacionalmente reconhecido pela inovação. São ações que trazem benefícios e impulsionam a economia”, salienta o presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.