Prefeitura de Campinas registra 273 obras no mapa de obras
Do total de obras contabilizados na ferramenta tecnológica de transparência, há 222 obras concluídas e 51 em andamento
Carlos Bassan – A Prefeitura de Campinas, por meio do Programa de Ativação Econômica e Social (Paes), cadastrou 273 obras na plataforma digital Mapa de Obras nesta sexta-feira, 5 de julho. O investimento total ultrapassa R$ 1,74 bilhão, abrangendo 222 obras concluídas e 51 em andamento. Este registro faz parte de uma iniciativa para aumentar a transparência e permitir o controle social das ações governamentais na cidade.
Os cidadãos podem acessar o mapa de obras através do link No entanto, devido às restrições impostas pela Lei Eleitoral, o site ficará inativo a partir de 6 de julho e permanecerá assim durante o período eleitoral de 2024 em Campinas. A plataforma permite que os moradores georreferenciem as obras em suas regiões, facilitando a visualização das melhorias próximas às suas residências.
A atualização dos dados no Mapa de Obras é contínua, proporcionando visibilidade ao trabalho da Prefeitura e servindo como uma ferramenta de prestação de contas à população. Os usuários podem inserir seus endereços na plataforma e verificar detalhes sobre as obras realizadas, incluindo o tipo de projeto e o investimento envolvido. A ferramenta abrange uma variedade de projetos, desde a construção e reforma de unidades de saúde, educação e lazer, até a pavimentação e drenagem de vias em diversos bairros.
Dentre os projetos destacados, estão às 16 creches do Programa Espaço do Amanhã, que criarão 5 mil novas vagas para crianças de 0 a 5 anos; a criação do Centro de Referência de Assistência Integral da Mulher (Craim) e o Hospital da Mulher; a implantação do hospital pediátrico Mário Gattinho; a ampliação do pronto-socorro do Mário Gatti; novas ciclovias; a revitalização do Mercado Municipal (Mercadão); a construção dos lotes 3 e 4 do BRT; e a urbanização de parques e praças. Obras de drenagem e pavimentação em 14 bairros beneficiarão 60 mil pessoas, além do recapeamento de 70 quilômetros de vias de grande fluxo no centro e nos bairros.
Francisco de Oliveira Lima Filho, presidente da Habicamp, comentou: “É gratificante ver tantos projetos sendo realizados na nossa cidade. O Mapa de Obras é uma ferramenta essencial para que nós, cidadãos, possamos acompanhar o progresso e entender melhor onde os recursos públicos estão sendo aplicados. Esperamos que mais cidades adotem iniciativas semelhantes para aumentar a transparência e o controle social.”