Prefeitura divulga contrapartidas para ampliação de shopping
A proposta de construção de um complexo imobiliário na área do Shopping Parque Dom Pedro, em Campinas, recebeu parecer positivo da Prefeitura. Para desenvolver o projeto de 10 torres comerciais e um hotel, o grupo que administra o centro de compras vai precisar arcar com várias contrapartidas.
Os detalhes foram publicados no Diário Oficial do Município e incluem, por exemplo, a duplicação de uma rua do entorno e a instalação de um viaduto. O secretário municipal de Gestão e Controle e presidente do Grupo de Análise, o Gape, Thiago Sampaio Milani, diz que a proposta foi considerada viável.
Porém, explica que a aprovação não significa que a construção será feita pelos empreendedores na área total prevista, de quase 327 mil metros quadrados. Segundo ele, os itens estipulados pela Administração como compensação para a cidade servem inicialmente para nortear o planejamento dos investidores.
Além da execução das obras das torres para escritórios, a autorização permite ainda a expansão das áreas de estacionamento, com nível superior e subsolo. As principais exigências foram feitas pela Emdec e envolvem a duplicação da Rua Aimorés, no Jardim Santa Genebra, e a construção de um viaduto.
No documento, a empresa responsável pelo trânsito, impõe que a estrutura ligue a Rua Aimorés à margem oposta da Rodovia Professor Zeferino Vaz. A lista de contrapartidas estabelece ainda a readequação e o aumento do terminal de ônibus ao lado do estabelecimento e a troca dos semáforos.
De acordo com Milani, o plano de ampliação do shopping foi avaliado ainda pela Pasta de Infraestrutura em conjunto com as secretarias de Saúde e Educação. O grupo gestor do Parque Dom Pedro foi procurado para dar mais detalhes do projeto imobiliário, mas não respondeu até o fechamento da reportagem. (CBN Campinas)