Projeto de mobiliário urbano é aprovado para Rua 13 de Maio em Campinas
Local que possui cerca de 20 imóveis tombados deve se tornar mais amigável aos visitantes
foto: divulgação PMC – O Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc) aprovou o projeto de instalação de uma cobertura de guarda-chuvas coloridos, pufs, bancos e lixeiras de concreto ao longo da Rua 13 de Maio.
Os 800 metros da principal via do comércio central devem ganhar decoração para se tornar mais amigável aos visitantes até o final deste ano. Após avaliação do órgão, os conselheiros avaliaram que a proposta não causará prejuízo à visibilidade dos bens tombados e nenhum dano estrutural.
A Rua 13 de Maio possui cerca de 20 imóveis tombados pelo Condepacc e há outros em estudo para tombamento. A maior parte deste patrimônio histórico está localizada no início da via, nas proximidades da Praça Marechal Floriano Peixoto.
“Queremos trazer calor e acolhimento para as pessoas que visitam o centro da cidade. A Rua 13 de Maio já é um cartão-postal e será um atrativo ainda maior, com mais conforto com o mobiliário urbano e o sombreamento”, comentou durante a reunião a titular da Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Seplurb), Carolina Baracat Lazinho.
A ação faz parte do Plano de Requalificação da Área Central de Campinas (PRAC). “Será mais um dos vários passos que a atual Administração está dando para recuperar o centro da cidade”, explica Carolina.
O presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho reforça a importância dos projetos de revitalização do centro da cidade. “Não só por preservação da cidade, mas como forma de potencializar a economia, com fomento dos negócios e geração de empregos. O V.P da Habicamp, Welton Naras Curi, faz parte do Condepacc como Titular e está envolvido com o projeto”, salienta.