Reforma tributária e impactos no setor imobiliário são debatidos em Campinas
O encontro teve como objetivo entender como as mudanças propostas poderão afetar o setor
Foto: Carlos Bassan – Na terça-feira, (24/09), houve um encontro em Campinas, que promoveu o debate dos impactos da reforma tributária no setor imobiliário. O evento reuniu incorporadoras, construtoras, imobiliárias e profissionais do mercado, com foco em analisar o andamento da reforma em debate no Congresso Nacional. A discussão destacou a necessidade de compreender como as mudanças propostas poderão afetar o setor, especialmente em termos de contabilidade e tributação.
Kelma Camargo, diretora Regional e de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP em Campinas, foi a anfitriã, ao lado de Frederico Marcondes César, vicepresidente para o Interior do Secovi-SP. Entre os convidados de destaque estavam o vice-governador do Estado de São Paulo, Felicio Ramuth, e o prefeito de Campinas, Dário Saadi, além de secretários municipais de Urbanismo e Planejamento de Campinas, que também participaram das discussões.
O vice-governador Felicio Ramuth aproveitou a oportunidade para apresentar um panorama dos investimentos feitos em Campinas e no Estado. Ele destacou o trabalho do Conselho de Desestatização de São Paulo e os programas estaduais que incentivam parcerias privadas em serviços públicos. Como empresário ligado ao setor de construção civil, Ramuth enfatizou a importância de ouvir as demandas do mercado sobre as mudanças na legislação tributária, reconhecendo a relevância do ISS para as cidades e os possíveis desafios trazidos pela reforma.
Um dos pontos centrais da discussão foi a palestra da advogada Isabella Tralli, que abordou o cenário atual da tramitação da reforma tributária no Congresso Nacional. Tralli detalhou o progresso do projeto de lei, já aprovado na Câmara dos Deputados e em análise pelo Senado, explicando como as mudanças previstas podem afetar o mercado imobiliário e suas operações. Ela também destacou o papel ativo do Secovi-SP e de outras entidades do setor na defesa dos interesses da construção civil e imobiliária durante o processo legislativo.
“A reforma tributária é uma transformação necessária, mas que precisa ser muito bem discutida para evitar inseguranças jurídicas e garantir que as mudanças beneficiam tanto o setor imobiliário quanto os municípios”, destaca Francisco de Oliveira Lima Filho, presidente da Habicamp.