Campinas

Campinas ocupa o 3° lugar em termos de limpeza urbana do país

A cidade alcançou pontuação de 0,741, Blumenau 0,748 e Florianópolis 0,757

Crédito: Carlos Bassan/PMC – Campinas possui o terceiro índice de limpeza urbana mais excelente do país, de acordo com a categorização fornecida pelo Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (Islu). O município se destaca entre as cidades mais conceituadas com uma população superior a 250.000 residentes no Brasil, ficando atrás de Florianópolis, com 537 mil pessoas, e Blumenau, com 361 mil.

O Islu é uma ferramenta utilizada para medir o nível de conformidade dos municípios brasileiros com as diretrizes e objetivos estabelecidos na Lei Federal 12.305/10 sobre a Política de Resíduos Sólidos (PNRS).

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, durante a premiação. (Crédito: Divulgação/Tamires de Oliveira)

Entre os parâmetros avaliados pela ISLU estão a obtenção da coleta universal de resíduos sólidos, a recuperação de uma parte dos resíduos por meio da reciclagem e o descarte ecológico adequado em aterros sanitários, entre outros fatores.

Durante a cerimônia, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, agradeceu a homenagem e homenageou o desempenho da cidade. “Somos a terceira cidade que tem o melhor índice de sustentabilidade da limpeza urbana no País e isso é muito bom para o meio ambiente. Agradecimentos à Abrema, Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente, que reúne o setor de resíduos sólidos no Brasil e reconheceu o trabalho da nossa cidade com esse prêmio”, disse o prefeito.

O presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.

Islu emprega um valor numérico singular, variando de 0 (indicando baixo desenvolvimento) a 1 (indicando alto desenvolvimento), sendo que quanto mais próximo o valor de 1, mais proficiente é a adesão à PNRS. Campinas alcançou uma pontuação de 0,741, Blumenau 0,748 e Florianópolis 0,757.

Para o presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho, essa colocação mostra o quanto Campinas evoluiu nos serviços essenciais. “Isso é reflexo de um trabalho coletivo, a cidade hoje recicla 6% do lixo gerado, 200% acima da média do país”, comenta Lima Filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.