Trem Intercidades São Paulo-Campinas recebe investimento do Governo Federal
Através do Programa de Aceleração do Crescimento, o recurso irá acelerar a realização do projeto estadual
Crédito: Arquivo / PMC – Na última sexta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou em cerimônia realizada no Rio de Janeiro, a terceira edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foi lançada pelo Governo Federal, com investimentos nas obras do Trem Intercidades (TIC) São Paulo-Campinas (Eixo Norte).
O novo PAC tem investimento previsto de R$179,6 bilhões somente no estado de São Paulo, e R$1,3 trilhão em todo o Brasil até 2026. A iniciativa contempla nove eixos de investimento: Água para Todos, Cidades Sustentáveis e Resilientes, Defesa, Educação, Inclusão Digital e Conectividade, Infraestrutura Social e Inclusiva; Saúde; Transição e Segurança Energética; Transporte Eficiente e Sustentável.
“A inclusão do Trem Intercidades no PAC é uma notícia importante porque ajuda a viabilizar a equação econômico-financeira da implantação. O Trem Intercidades vai trazer um novo modal de transportes para a capital paulista e nossa cidade, além de incentivar o turismo no munícipio”, projeta o prefeito Dário Saadi.
O projeto do Trem Intercidades é encabeçado pelo governo do Estado. No âmbito municipal, a Administração acompanha as questões técnicas relacionadas à ocupação do solo e transposição, na área do Complexo Ferroviário, envolvendo a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e as secretarias de Urbanismo, Cultura e Turismo.
O presidente da Emdec, Vinicius Riverete, destaca que “os investimentos do governo federal aceleram a vinda do Trem Intercidades, um grande passo para a evolução da mobilidade e desenvolvimento urbano em Campinas”. “E se somará ao Projeto de Requalificação da Área Central, promovendo uma grande evolução cultural e histórica para a região”, destacou.
“Esse é um projeto muito aguardado por todos. O Trem Intercidades é um marco para Campinas dentro do cenário nacional e promete potencializar o desenvolvimento e fluxo da cidade. Parabenizamos a Prefeitura por mais essa iniciativa”, reforça o presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.