Valor do m² deve ser reajustado em Americana
As secretarias de Fazenda e Planejamento de Americana apresentaram ontem a vereadores os estudos para o reajuste do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para o ano que vem. Os índices que serão alterados não foram divulgados pelos secretários, que deram certeza apenas do reajuste inflacionário de 4,5%.
A comissão responsável pelo estudo propôs alterar os valores do metro quadrado cobrado conforme os padrões do imóvel. Um dos parâmetros utilizados para o cálculo é o valor do metro quadrado utilizado pelo SindusCon (Sindicato da Indústria da Construção Civil), por exemplo.
“Não é reajuste linear. O objeto da proposta é a mudança de preço de edificação dentro do valor do IPTU, atualizando o valor do metro quadrado por área construída, de acordo com o padrão de construção, simples, médio e alto padrão. Fora o reajuste inflacionário, que é de 4,5%, que é ordinário”, explicou o secretário da Fazenda, Ricardo Fernandes, acompanhado de Cláudio Amarante, secretário de Planejamento.
Segundo Amarante, a previsão é que o projeto consolidado seja enviado até o final desta semana para a Câmara. “Precisamos protocolar por conta do prazo de 90 dias que temos de cumprir no que se refere às mudanças tributárias”, justificou.
PLANTA DE VALORES
A Planta Genérica de Valores, que define a classificação das áreas de Americana por valores, não sofrerá reajustes, de acordo com Fernandes. “Nesse ano, no entanto, não vamos mexer na Planta Genérica de Valores, que foi atualizada no ano passado”, afirmou o secretário de Fazenda. (Todo Dia)