Vendas no varejo de artigos para casa e decoração cresceram 16,3% em 2018
Em 2018, as vendas do varejo de artigos para casa e decoração tiveram um
crescimento de 16,3% em relação ao ano anterior. É o que mostra a segunda
edição da pesquisa setorial inédita realizada pela ABCasa (Associação
Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades
Domésticas, Festas e Flores) e pelo instituto IEMI Inteligência de Mercado.
No ano passado, o setor movimentou R$ 62,9 bilhões, contra R$ 54 bilhões em 2017.
Uma grande novidade da pesquisa foi a incorporação do setor têxtil (casa,
mesa e banho). Dessa forma, foram registrados ganhos em praticamente todos os indicadores analisados, a começar pela produção: o novo setor acrescentou R$ 11,4 bilhões ao valor representado pelas áreas abrangidas pela ABCasa. Além disso, as vendas no varejo tiveram um ganho de R$ 18,4 bilhões, totalizando R$ 81,3 bilhões.
De acordo com o levantamento, existe uma indicação de que o setor vem
melhorando seus níveis de produtividade e eficiência, seja pela adoção de
melhorias no processo produtivo, novas tecnologias e até mesmo um aumento no valor agregado dos produtos relacionados à casa e decoração.
Segundo Renato Orensztejn, presidente da ABCasa, em 2018 foi possível fazer a manutenção dos preços, o que possibilitou um aumento no consumo de artigos desse segmento. “Aos poucos, o mercado vem se realocando. Por isso, estamos muito otimistas com o fechamento dos dados deste ano e acreditamos que virá com números ainda mais positivos que no ano passado”, destaca.