construção civil

Inflação da construção desacelera em setembro com custos mais estáveis

Alta moderada nos preços de materiais e mão de obra contribui para a redução do ritmo de crescimento

O ritmo de aumento dos custos na construção civil apresentou desaceleração em setembro, conforme apontou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta terça-feira (7). A elevação mais moderada nos preços de materiais, equipamentos e serviços, além da estabilidade na mão de obra, fez com que o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-DI) registrasse um avanço de apenas 0,17% no mês, após subir 0,52% em agosto.

De acordo com a FGV, o componente de Materiais, Equipamentos e Serviços também mostrou uma variação mais contida, passando de 0,29% em agosto para 0,17% em setembro. Dentro desse grupo, os custos de Materiais e Equipamentos subiram 0,18%, enquanto Serviços tiveram alta de 0,16%, ambas menores que no mês anterior.

A mão de obra, que costuma ter peso significativo na composição do índice, também apresentou comportamento mais estável. Em setembro, o avanço foi de 0,16%, bem abaixo da variação de 0,83% registrada em agosto, contribuindo diretamente para o arrefecimento da inflação no setor.

O presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.

Com esses resultados, o cenário indica um momento de maior equilíbrio para a construção civil, após meses de elevações mais intensas no custo de produção. A desaceleração pode favorecer o planejamento de novos projetos e dar fôlego a construtoras e incorporadoras diante da retomada gradual do mercado imobiliário.

Segundo Francisco de Oliveira Lima Filho, presidente da Habicamp, o dado traz um alívio para o setor: “A estabilidade dos custos é essencial para manter a previsibilidade dos investimentos e incentivar a continuidade dos empreendimentos, especialmente em um momento de recuperação do mercado”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Precisa de ajuda?