Crescimento na construção civil depende de mais produtividade e tecnologia

Instituto divulga pesquisa que mostra que pode haver melhoria nos processos de engenharia com novas tecnologias

É notório o crescimento da construção civil no mundo todo, porém, mesmo com a participação importante na economia global, o desempenho produtivo não é bem avaliado em outros ramos. Atualmente, o setor representa 13% do PIB global, e de acordo com pesquisa realizada pelo McKinsey Global Institute e publicada em junho de 2020, houve um crescimento de produtividade de 1% ao ano nas últimas duas décadas.
O setor tinha a expectativa de crescimento de 4% ao ano, porém não foi isso que aconteceu, já que o percentual desceu para 2,5% em março, após sofrer aumentos nos custos dos materiais, dólar e na inflação. É de se esperar que, com o avanço da campanha de vacinação da Covid-19 e o vislumbre de uma melhoria no cenário, os avanços na produtividade de construções civis melhorem.
Um estudo da McKinsey, avaliou 100 grandes projetos brasileiros para apontar empecilhos para o crescimento da construção civil a níveis parecidos com os de países mais desenvolvidos. Ainda de acordo com a pesquisa, 80% dos empreendimentos analisados apresentaram aumentos de custo e atraso de quase 20 meses no cronograma de entrega da obra.
De acordo com o presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho, é essencial que se perca o medo de investir em novas tecnologias para a construção civil, pois os desafios também mudaram ao longo do tempo, especialmente depois da pandemia. “As construções civis possuem um grande desafio pela frente, o importante é dar oportunidade à inovação e a novas tecnologias.”
Atualmente existem implementações mais fáceis, exemplo disso é a gestão digital de canteiros de obras, que permite que o engenheiro ou o responsável pelas obras foquem seus esforços em análises de informações estratégicas que possam solucionar os problemas relacionados a produtividade, qualidade e redução de custos para a organização. As novas tecnologias facilitam essas interações com sua equipe que está no canteiro de obras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.