Campinasconstrução civil

Construção civil em Campinas tem saldo positivo devido impulsionado por programa habitacional

Setor registra mais de 15 mil novas vagas no ano

Foto: Agência Brasil – O setor da construção civil em Campinas vem comemorando resultados positivos em 2025, impulsionado pelo programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”. Entre janeiro e julho, foram abertas mais de 15 mil vagas de emprego na cidade, número superior ao mesmo período do ano passado, quando o total chegou a 13 mil.

Segundo o Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), mesmo considerando as demissões, o saldo foi de 1.463 postos formais, enquanto em 2024 o balanço havia sido negativo, com quase 4.800 vagas a menos. O cenário também ganhou fôlego com a liberação de dois novos empreendimentos habitacionais no Loteamento Jardim do Lago Continuação, na região Sul de Campinas. Serão 320 novas unidades destinadas a famílias da Faixa Urbano 1 do programa, voltado para rendas de até R$2.640. Para especialistas, a ampliação do programa tem sido decisiva para sustentar o bom momento do setor e movimentar a economia local.

De acordo com estudos recentes, a demanda por imóveis no interior também contribui para o aquecimento do mercado imobiliário. Uma pesquisa de consultoria apontou que 52% dos moradores da região de Campinas têm intenção de comprar um imóvel, contra uma média nacional de 46%. Além disso, 31% dos entrevistados declararam que pretendem fechar negócio em até um ano, superando o índice de 26% registrado no restante do país.

O presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.

Embora o clima seja de otimismo para 2025, especialistas alertam para incertezas ligadas ao cenário eleitoral de 2026, que podem impactar o setor. Para o presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho, o desempenho atual mostra a força da construção civil na economia regional: “O programa habitacional e a busca crescente por imóveis no interior têm sustentado o crescimento do setor e ajudado a gerar empregos formais em Campinas”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Precisa de ajuda?