Inovação

Vila Soma vai à academia

Centro da discussão da política habitacional em Sumaré, o assentamento da Vila Soma virou objeto de estudo e discussão nos meios acadêmicos. Alunos, professores e universidades realizam pesquisas que viabilizem dados capazes de traduzir os desafios e características do local que hoje abriga 10 mil moradores.

O interesse começa no ensino médio. O aluno do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca) Antônio Douglas Campos da Silva, 20 anos, participante do curso de Eletroeletrônica noturno apresentará nos dias 19, 20 e 21 de abril, na Argentina, um trabalho de pesquisa de iniciação científica em Geografia intitulado “A Ocupação Vila Soma (Sumaré/SP, Brasil), a luta pelo direito à cidade e a formação dos sujeitos políticos a partir do conflito”.

O trabalho será exibido no Seminário Latino-americano de Teoria e Política de Assentamentos Populares, na Universidad Nacional de General Sarmiento, em Los Polvorines (Província de Buenos Aires, Argentina). “Antes desse artigo, nós escrevemos um trabalho em conjunto de Geografia no Cotuca e focamos na organização interna da Vila Soma e como ela era representada na mídia e sempre representada de modo ligado à violência. Sem contar um amigo que fez outro estudo sobre o mercado imobiliário de Sumaré. Os trabalhos eram complementares”, disse Antônio Douglas Campos da Silva.

 

DIREITO A MORADIA

Ele esclarece que, para realizar o trabalho, a leitura de artigos acadêmicos sobre a Vila Soma foi realizada conjuntamente com entrevistas das lideranças e da coordenação do assentamento.

Posteriormente, a apresentação do trabalho em sala de aula e em outros espaços gerou uma reação que, em muitos aspectos, ele já esperava. “Como a maioria das pessoas não conhece o direito que todos temos à moradia, nós mostramos que as ocupações e os assentamentos existem e explicamos conceitos como especulação imobiliária e o fato de muitas pessoas simplesmente não terem onde morar. No geral tivemos um público bem interessado”, relata Antônio Douglas.

A pesquisa integrou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC-EM) do Cotuca, orientado pelo professor André Pasti (do Departamento de Ciências Humanas), e com apoio da estudante de graduação em Arquitetura e Urbanismo na Unicamp Isadora Garcia. Ambos são, também, ex-alunos do Cotuca (turmas de 2003 e 2008). Toda a delegação terá as passagens custeadas pela Unicamp. (Jornal Todo Dia)

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