Média salarial na Região Metropolitana de Campinas fica abaixo do estado pela 1ª vez em 10 anos, diz estudo da PUC
A média salarial na Região Metropolitana de Campinas (RMC) ficou abaixo do índice no estado pela primeira vez em dez anos, segundo estudo do Observatório da PUC-Campinas, que realiza estudos em diversas áreas. O valor regional é de R$ 1.710, ante R$ 1.782 considerando-se todas as cidades de São Paulo.
De acordo com a instituição, historicamente a média salarial paga na RMC fica entre 2% e 3% acima das demais regiões paulistas. O motivo é o fato de a região ser polo industrial e tecnológico.
Para a professora da PUC Eliane Navarro Rosandiski, a queda do indicador está relacionada com a crise econômica, com reflexos negativos em todos os setores. Para cortar custos, as empresas passaram a contratar trabalhadores mais jovens, com vencimentos menores, pois muitos estão no primeiro emprego.
Outro fator foi a queda das contratações nas empresas de tecnologia.
Desta forma, explica, a economia passou a girar em setores com remunerações inferiores, entre eles, comércio e serviços – que geraram 1,2 mil vagas em julho. A indústria, por outro lado, encerrou este período com saldo positivo de cinco oportunidades.
“São segmentos que naturalmente pagam menos. São serviços relacionados à alimentação, alojamento e manutenção”, explica a docente. Ela defende novas ações para melhorias.
“Eu acho que esses dados, por entender o mercado de trabalho como sendo um reflexo das estruturas produtivas daqui, acho que estão gritando para a gente pensar um projeto de desenvolvimento, de reinserir a dinâmica de crescimento, de desenvolvimento da região. (G1 Campinas)