Moradores do Residencial Vista Nova recebem escrituras
O prefeito Jonas Donizette e o secretário de Habitação e presidente da
Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas), Vinicius
Riverete, entregaram oficialmente 156 escrituras definitivas paras as
famílias do Núcleo Residencial Vista Nova, no Distrito do Ouro Verde. Este
evento faz parte de uma série de entregas de escrituras em todas as regiões
do município e aconteceu na Escola Estadual Dona Veneranda Martins Siqueira.
A escritura definitiva do imóvel, tecnicamente chamada de matrícula do lote, é um documento oficial emitido pelo 3.o cartório de registro de imóveis.
De acordo com o presidente da Associação de Moradores, Francisco de Assis
Santos Neto, o momento é de festejar. “Eu quero aproveitar esta oportunidade para agradecer muito ao prefeito Jonas e a todos vocês, moradores, pela paciência e por terem acreditado no nosso trabalho à frente da associação, principalmente, aos que confiaram desde o início. Hoje é um dia de vitória”, disse.
Para o prefeito Jonas Donizette, a regularização fundiária em Campinas já se tornou referência no Brasil. “Outro dia recebi uma ligação do prefeito de
Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, perguntando se ele poderia mandar uma equipe aqui pra ver como estamos fazendo. Meus amigos, eu venho de uma família pobre e quando entrei na prefeitura prometi que iria regularizar o maior número possível de lotes e entregar as escrituras para os moradores. Atualmente somos exemplo para muitas cidades que querem vir a Campinas para conhecer nosso programa. Hoje é um dia de muita alegria para vocês e para mim também. E eu quero ver no rosto de outras pessoas o sorriso que esto vendo aqui no rosto de vocês porque vamos entregar milhares de escrituras até o final de 2020. Deus abençoe a casa e cada um de vocês”, completou.
A Prefeitura Municipal de Campinas, por intermédio da Sehab e da
Cohab-Campinas, programou ainda uma série de eventos para a entrega de
escrituras a moradores de oito núcleos de Campinas, começando pelo Núcleo Vista Nova. A próxima entrega está prevista para o próximo sábado, 30 de março, desta vez para 676 famílias do Núcleo Residencial São Luís.
O Núcleo Residencial Vista Nova é uma ocupação que ocorreu em área pública e que começou a se formar na década de 1990. Na época, por ausência de políticas habitacionais e também por conta do aumento da taxa de desemprego, várias famílias que não tinham condições financeiras para pagar um aluguel, se mudaram para o terreno.
Atualmente 156 famílias estão no local que já conta com redes de água,
energia elétrica e esgoto, além de sistema de coleta e remoção de lixo,
pavimentação, guias e sarjetas. (Prefeitura de Campinas)