desenvolvimento

Hotéis e Viracopos entram no radar de investimento da Globalia no Brasil

Depois de consolidar as operações da Air Europa, o grupo Globalia anuncia um novo ciclo de investimentos no Brasil. Além de aumentar o número de destinos atendidos pela aérea, a espanhola pretende trazer seu braço de negócio de gestão aeroportuária e a sua rede hoteleira.

“Depois de anos de crescimento e tendo estabelecido a companhia aérea de forma exitosa queremos passar para uma nova fase onde as novas rotas estejam acompanhadas de outras oportunidades, seja em aeroportos, hotelaria ou outros serviços”, afirma o diretor de desenvolvimento internacional da Globalia, Lisandro Menu Marque, que esteve no Brasil – junto com a diretoria global – esta semana para fazer negócios.

De acordo com ele, a nova política da empresa serve também para amortizar o risco do investimento. “Não iremos colocar um avião em um destino, com todo o custo financeiro que significa, se não for acompanhado por outras empresas do grupo que possam amortizar o risco dessa rota com outros negócios.”

Hoje a presença da Globalia no Brasil se resume às marcas Air Europa, Travelplan e Welcome Incoming Services e Welcome Beds, onde a companhia aérea representa cerca de 90% do movimento financeiro do grupo no País. Entre as outras empresas do portfólio global do grupo estão a Be Live Hotels, Globalia Handling (sob a marca Groundforce) e Globalia Call Center.

Infraestrutura

De acordo com Marque, um mercado potencial que tem a atenção da Globalia é o de administração aeroportuária. Atualmente nesse mercado o grupo possui a marca Groundforce, braço de negócio de serviços de handling, carga e gestão GSE. “Temos a intenção de analisar que aeroportos podem ser estratégicos para desembarcar no Brasil com a experiência que temos na Europa de mais de 17 aeroportos que estão comandados pela companhia. Isso é uma boa oportunidade de negócio que acreditamos que podemos estudar dentro do Brasil”, conta.

Entre os aeroportos que o grupo possui interesse, o executivo cita o de Recife (PE) e o de Viracopos (SP). “Um ainda é do estado e outro já foi gerenciado pela iniciativa privada, mas com condições que no momento não deram ao operador a possibilidade de operar com lucros. Esperamos depois de analisar bem a proposta de como deixar o Aeroporto de Viracopos mais competitivo possamos analisar a possibilidade de entrar no mercado paulista de aeroportos”, apontou o executivo da Globalia.

Para avançar os planos, o executivo disse que estava tentando encaixar um encontro com o presidente do Aeroporto de Viracopos e o prefeito de Campinas em sua estadia no Brasil. “Se a agenda nos permitir, queremos realizar um encontro para estudar com detalhe a oportunidade. Pode ser sim algo bom para o grupo tanto Viracopos como Recife. Cada um tem sua particularidade”, ressalta.

Questionado sobre a última rodada de concessões do modal realizada em março deste ano, ele conta que “lamentavelmente o grupo não havia terminado a sua reestruturação e não estava pronto”.

Já no ramo hoteleiro, ele conta que tem a intenção de trazer a rede Be Live Hotels, que já está presente em Cuba, República Dominicana, Espanha, Portugal e Marrocos com quase 30 hotéis. Hoje, a rede tem seis bandeiras com categorias de cinco e seis estrelas. “Descobrimos que a hotelaria no Nordeste ainda não tem um polo turístico a imagem e semelhança do que o turista europeu de all inclusive está acostumado a ter e isso pode ser uma boa oportunidade para o nosso grupo”, expõe Marque. Entre os interesses da companhia está Recife (PE), plano que enfatiza o interesse da empresa na região.

Até o final do ano, a Air Europa deve inaugurar uma rota entre Madri, na Espanha, e Recife (PE) e entre maio e junho de 2018 deve iniciar operações entre o Rio de Janeiro (RJ) e Puerto Iguazú, na Argentina. Ainda nesta viagem, os executivos da Globalia irão a Brasilia se encontrar com representantes do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), o ministro do Turismo, Marx Beltrão e o ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa, para discutir seus planos. (DCI)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.