Saiba mais sobre o índice de reajuste dos contratos de locações
De acordo com Vice-presidente do Setor de Comercialização da Habicamp, Douglas Vargas, a Lei do Inquilinato (Lei 8.245/91) permite reajustar o valor do aluguel uma vez por ano, tanto para imóveis residenciais quanto para comerciais. “Porém, vai ser muito difícil os locadores imobiliários passarem esse valor aos locatários. Estamos saindo da pandemia e a economia ainda está muito travada”, diz Douglas.
Segundo o Vice-presidente do Setor de Comercialização da Habicamp, a Fundação Getúlio Vargas constatou um aumento de 4,34 % em setembro no Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M), 36,87 % superior ao mês de agosto (2.74%).
Vargas ainda lembra que os proprietários precisam ter cautela nesse momento. “Acredito que o momento hoje seria de negociação, já que a taxa Selic está baixa e os juros estão baixos. Ninguém quer que o seu imóvel permaneça fechado, tendo que arcar com as despesas de condomínio de IPTU. Você quer a permanência do bom inquilino. Então, o proprietário tem total interesse em flexibilizar os reajustes nesse momento”, finaliza.