projetos urbanosconstrução civilHabitação

4 análises para fazer antes de comprar um terreno

Na hora de buscar um terreno, é muito importante estar atento a alguns detalhes que geralmente são deixados de lado. Isso porque essa escolha não é tão simples quanto parece e exige que o comprador questione alguns aspectos antes de fechar o negócio, para que assim, lá na frente, não ocorram surpresas desagradáveis que poderiam ser evitadas. O presidente da Associação Regional da Habitação de Campinas, Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho, separou algumas dicas para contribuir no processo de escolha do seu terreno! Veja a seguir:

Documentação

O primeiro passo é verificar se não há nenhuma complicação com a documentação do terreno. Exija a certidão de propriedade do terreno atualizada (emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis) e veja se a situação está regular. Outro aspecto importante nessa fase é pedir as certidões de ações dos distribuidores cíveis, de protesto, de execuções fiscais e de ações federais do proprietário.

Observe a topografia

A movimentação de terra deixa a obra mais cara, pois é necessário prever estruturas de contenção e de drenagem. “Os terrenos mais íngremes costumam ser bem mais baratos que os planos e permitem que a estética visual seja mais interessante ao finalizar o projeto com o arquiteto”, explica.

Análise do tipo de solo

Opte por contratar uma sondagem de solo para verificar as camadas e apoiar o alicerce no local apropriada para s ter certeza do tipo de fundação. Outro fator importante para descobrir se o solo do terreno é bom, é observando se existem muitas pedras na superfície, se há proximidade com córregos, rios, nascentes, cursos d’água, tubulações e córregos.

“Normalmente, os solos mais úmidos correm o risco de alagamentos e para um bom projeto de estrutura será necessário investir alto em fundação”, lembra o presidente.

 

Localização

Visite o terreno em horários diferentes e observe com atenção se existe algum barulho excessivo ou incômodo. Leve em consideração também os odores do local. “O mais indicado é que você inclua visitas também na parte da noite e no final de semana”, alerta Lima Filho.

Infraestrutura do terreno

A infraestrutura é um fator bem importante a ser levado em consideração na hora da escolha. Verifique se as concessionárias de luz, abastecimento de água e as redes de esgoto e de gás chegam ao terreno. Observe se as ruas são pavimentadas, se a região é servida por transporte público e se a localização oferece fácil acesso a hospitais, supermercados e outros serviços importantes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.