Inflação tem aumento de 0,83% em fevereiro, aponta IBGE
Em 12 meses, IPCA acumula 4,5% dentro do limite da meta do Banco Central
Crédito: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil – Segundo os números divulgados nesta terça-feira, (12), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a inflação oficial de fevereiro atingiu 0,83%, quase o dobro do registrado no mês anterior, janeiro (0,42%). O aumento nas mensalidades escolares foi o principal fator que impulsionou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
O resultado deste mês se aproximou bastante do registrado em fevereiro de 2023, quando alcançou 0,84%. No acumulado dos últimos 12 meses, o IPCA acumula 4,5%, dentro do limite máximo estabelecido pela meta do Banco Central. No ano, a inflação já atinge 1,25%. Este índice de 0,83% em fevereiro representa o maior desde o mesmo período do ano passado.
O setor de educação apresentou o maior crescimento, registrando 4,98%. Esse aumento contribuiu com 0,29 ponto percentual para o IPCA de fevereiro. Dentro desse grupo, os cursos regulares foram os que mais se destacaram, com um aumento de 6,13%.
Os maiores aumentos foram observados no ensino médio (8,51%), ensino fundamental (8,24%), pré-escola (8,05%) e creche (6,03%). Além disso, houve aumento nos preços dos cursos técnicos (6,14%), ensino superior (3,81%) e pós-graduação (2,76%).
“O aumento na educação se deve aos reajustes do início do ano e refletem diretamente na vida do brasileiro”, lembra o presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.