economia

Alta na Selic impacta mercado imobiliário

Com aumento desde abril de 2021, os juros já estão em 13,75%

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sindicato das Empresas de Compra, Venda e Administração de imóveis de São Paulo (Secovi-SP), 56,2 mil imóveis residenciais novos foram comercializados entre janeiro e outubro do ano passado, apenas na região da Grande São Paulo. Contudo, o mercado imobiliário prevê uma mudança no cenário em 2023.

Apesar do número positivo, o total de contratos de venda de novas casas e apartamentos firmados foi menor do que o de novas residências construídas, que somou 56,6 mil.

E um dos fatores apontados pela pesquisa é a crescente da taxa Selic, que está aumentando desde abril de 2021.

O presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.

O presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho, aponta que o setor imobiliário registrou forte crescimento a partir de abril de 2019, quando a Selic atingiu os 2%. Mas que, desde abril de 2021, os juros voltaram a subir e já estão em 13,75%. “Esse quadro é reflexo de um cenário polarizado, de instabilidade, e que ainda requer alguns meses para a retomada. De qualquer forma, o mercado imobiliário tem se mostrado uma potência na econonomia do país desde a pandemia”, comenta Lima Filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.