desenvolvimento

BRT: começa nesta terça alargamento das pistas da John Boyd, no Florence

A implantação do BRT está iniciando uma importante nova etapa. Nesta semana, no dia 11 de julho, começam as obras de construção das novas pistas de rolamento na Avenida John Boyd Dunlop (JBD), no trecho sob o viaduto da linha férrea, no Jardim Florence. O local, onde existe um afunilamento no trânsito, irá receber quatro pistas, totalizando oito faixas de rolamento – quatro faixas por sentido: Centro – bairro; bairro – Centro.

Com a chegada do Corredor BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido) Campo Grande, serão construídas mais duas faixas de rolamento, uma por sentido para o corredor de transporte, totalizando, no término total da obra, dez faixas.

Atualmente, o ponto de afunilamento na JBD no Florence é considerado um dos principais gargalos no trânsito campineiro. No trecho, a avenida vem com duas pistas por sentido de direção, somando quatro faixas de rolamento. Na passagem de nível, ocorre um estrangulamento, ficando apenas uma faixa de rolamento para cada sentido.

“Ao final de todas as obras, e com a implantação total do BRT, teremos aumentado em cinco vezes a capacidade de escoamento de veículos no local. Um imenso ganho na fluidez viária, para a região”, enfatiza o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro.

A construção das novas pistas está orçada em R$ 1,2 milhão. O recurso é fruto de um Termo de Acordo e Compromisso (TAC) firmado entre a Administração municipal e o Parque das Bandeiras Shopping. O grupo empresarial também foi responsável pela construção do viaduto de acesso da Avenida JBD para o centro de compras.

A construção das novas pistas somente é possível por conta da conclusão do alargamento do viaduto da linha férrea, obra incluída na segunda fase e que finalizou o processo de ampliação do viaduto ferroviário. Os trabalhos foram de responsabilidade da concessionária da linha férrea, a Rumo, antiga América Latina Logística (ALL), com investimentos da ordem de R$ 3,5 milhões.

Além das novas pistas, o local irá receber novo passeio, itens de acessibilidade e nova sinalização viária. Os trabalhos começam com a readequação da rede de água, por conta da Sanasa. Também haverá alterações na rede de energia elétrica.

A conclusão dos trabalhos deve ocorrer em noventa dias. No primeiro momento, não estão programados bloqueios totais de trânsito no local. Agentes da Mobilidade Urbana da Emdec farão operações pontuais de trânsito. (Prefeitura de Campinas)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.