Campinassustentabilidade

Campinas conta com equipe especializada para sustentabilidade nas obras públicas

Foto: Eduardo Lopes / PMC – A Coordenadoria de Apoio ao Licenciamento Ambiental Municipal, parte do Departamento de Licenciamento Ambiental da Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas), tem como metas reduzir os impactos ambientais e conservar recursos naturais durante a realização de obras públicas. Esse setor oferece assessoria técnica à administração municipal, desenvolvendo estudos necessários para processos de licenciamento ambiental em projetos de infraestrutura e Regularização Fundiária de Interesse Social.

Em 2023, a Coordenadoria realizou estudos ambientais para projetos de macrodrenagem, pavimentação e drenagem da Secretaria de Infraestrutura, implantação de ciclovias pela Emdec e Regularizações Fundiárias de Interesse Social coordenadas pela Secretaria de Habitação e Cohab.

Sustentabilidade – Licenciamento Ambiental

De acordo com Andréa Struchel, diretora do Departamento de Licenciamento Ambiental, a sustentabilidade em obras públicas envolve um planejamento e execução que minimizem os impactos negativos no meio ambiente e promovam a conservação de recursos naturais.

“A assessoria técnica na elaboração e instrução dos processos de licenciamento ambiental qualifica tecnicamente os projetos municipais, antecipando os aspectos ambientais envolvidos desde o início. Isso contribui para que o licenciamento ocorra em prazos reduzidos, com menores impactos ambientais e garantindo uma efetiva contribuição à qualidade de vida dos campineiros”, afirma Struchel.

O presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.

Para Francisco de Oliveira Lima Filho, presidente da Habicamp, o trabalho é importante de assessoria nas obras de infraestrutura e de Regularização Fundiária e de Interesse Social é importante para a cidade. “Esse trabalho minimiza os impactos negativos no meio ambiente e ajuda na preservação dos recursos naturais durante a execução das obras públicas da cidade”, comenta Lima Filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.