matbet giriş holiganbet jojobet matbet Campinas entra para grupo global de cidades comprometidas com o resfriamento urbano sustentável - Habicamp
CampinasMeio Ambientesustentabilidade

Campinas entra para grupo global de cidades comprometidas com o resfriamento urbano sustentável

Município é uma das 185 cidades no mundo a aderir ao Compromisso Global de Resfriamento Subnacional e Nacional

Foto: Luiz Granzotto – Campinas reforçou seu protagonismo em políticas ambientais ao se tornar uma das 185 cidades no mundo a aderir ao Compromisso Global de Resfriamento Subnacional e Nacional, iniciativa ligada à Coalizão pelo Resfriamento (Cool Coalition), do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O anúncio foi feito durante a COP-30, em Belém (PA), na sessão “Beat the Heat – Mutirão contra o Calor Extremo”, que apresentou ações climáticas de governos locais voltadas à resiliência urbana.

Representando a Prefeitura de Campinas, a doutora em Ciências Ângela Guirao, assessora técnica da Secretaria Municipal do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas), destacou os avanços da cidade em políticas públicas integradas. O município conta com Plano Diretor, Lei de Parcelamento do Solo, Plano de Segurança Alimentar e Plano de Resiliência, além de uma Política Municipal de Meio Ambiente que orienta diversas ações intersetoriais.

Entre os resultados apresentados, Campinas já restaurou mais de 40 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APPs), possui 23 passagens de fauna e seis resoluções de corredores ecológicos que promovem conectividade entre ecossistemas. Projetos como o Parque Linear do Anhumas e os corredores verdes da Região Metropolitana de Campinas foram destacados como exemplos de infraestrutura verde que contribuem para o resfriamento natural e a qualidade de vida urbana.

Com a adesão ao Compromisso Global, Campinas passa a integrar um grupo de cidades que desenvolvem soluções inclusivas e de baixo carbono para enfrentar o calor extremo, reduzir a emissão de gases de efeito estufa e promover espaços urbanos mais sustentáveis. A iniciativa também permite que o município receba apoio técnico e financeiro para ampliar seus projetos ambientais e climáticos.

O presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.

Para o presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho, a entrada de Campinas nesse grupo global reforça a relação entre urbanismo, sustentabilidade e desenvolvimento econômico. “Campinas demonstra que o futuro das cidades passa por uma construção civil mais verde, planejada e resiliente. Esse compromisso internacional fortalece o papel do setor imobiliário e da sociedade na criação de ambientes urbanos mais equilibrados e sustentáveis”, afirmou Lima Filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Precisa de ajuda?