Campinas está sem entregar casas populares desde 2015; família espera há 10 anos

Campinas (SP) não tem lançamento de casas populares há pelo menos quatro anos. De acordo com levantamento feito pela EPTV, afiliada da TV Globo, o último conjunto habitacional na cidade para a faixa 1 – pessoas que têm renda mensal de até 1,8 mil – foi entregue no Jardim Santa Lúcia em 2015.

Famílias do município não têm nenhuma previsão de receber a moradia e
aguardam um resposta da Prefeitura e do governo federal. “Eles me disseram que não era para ter esperança por conta de o governo não estar liberando verba. Sorteio tem, mas eles não estão concluindo as obras”, disse a cozinheira Sueli Batista.

O presidente da Companhia de Habitação Popular (Cohab) de Campinas, Vinicius Riverete, afirmou que o município não recebeu verba do governo federal para o programa de sorteios para conjuntos habitacionais faixa 1.

“Em contrapartida a gente estuda lançar em breve um faixa 1 municipal de
lotes, em que famílias que ganham até R$ 1,8 mil vão ter condições de
comprar um lote sem entrada e com parcelas razoáveis. Esse governo teve essa ideia agora e a gente espera lançar o faixa 1 ainda neste ano”, explicou.

O que diz o governo federal

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, os conjuntos do
Minha Casa Minha Vida são liberados para o país mediante análise do déficit habitacional. Segundo a Cohab, Campinas tem 41,3 mil pessoas inscritas na fila de espera por moradias.

O levantamento aponta ainda 13.653 inscritos na faixa etária que vai dos 30
aos 40 anos. Também foram divulgados dados sobre a renda média das famílias sem casa própria. De acordo com os dados, o valor médio é de R$ 1,5 mil. (G1 Campinas)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.