Campinas recebe selo de liderança mundial de sustentabilidade e gestão climática

A cidade de Campinas entrou este ano para o grupo de cidades mundiais que lideram a agenda internacional de sustentabilidade. O município conquista pela primeira vez a nota A- da CDP Cities, organização internacional onde mais de mil cidades compartilham informações e dados ambientais para controlar emissões de gases poluentes e poluições que causam impactos negativos no meio ambiente.

O resultado foi divulgado esta semana e de acordo com o documento, apenas 16 cidades da América Latina conseguiram a nota A- na categoria Liderança, e Campinas foi uma delas. Outras 6 cidades do continente conseguiram nota A e nenhuma delas pertencente ao Brasil.

“É uma conquista importante estarmos na liderança em ações de combate às mudanças climáticas e resiliência. Entre os aspectos que contaram neste ranking estão o plano cicloviário de 190 quilômetros (em aceleração); os projetos de 49 parques lineares; o trabalho reconhecido internacionalmente da nossa Defesa Civil; e o inventário metropolitano de gases. Também reportamos na plataforma a licitação para a concessão para a introdução dos 309 ônibus elétricos”, comenta o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes.

O secretário ainda destaca que outro fator que contribuiu para Campinas obter essa nota foi a Lei nº 16.022, de 2020, que consta a Política Municipal de Enfrentamento dos Impactos da Mudança do Clima e da Poluição Atmosférica. “Passamos a ter metas definidas em lei para a redução da emissão de gases de efeito estufa”, finaliza Menezes.

Fonte: https://novo.campinas.sp.gov.br/noticia/42703

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.