Campinas sanciona Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2024
Com aumento de 14,7% em relação ao valor de 2023, a previsão de receita é de R$7,6 bilhões
Crédito: Carlos Bassan – A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2024, foi sancionada pelo prefeito de Campinas, Dário Saadi, nesta quinta-feira, (20). Com uma previsão de receita de cerca de R$ 7,6 bilhões para o próximo ano, a estimativa representa um aumento de 14,7% em relação ao valor de 2023.
A LDO é um importante instrumento de gestão financeira dos municípios, uma vez que estabelece as diretrizes que serão adotadas na elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).
De acordo com o secretário de Finanças, Aurílio Caiado. “A LDO vai construir a estrada para o orçamento propriamente dito e estamos tratando destas matérias com total transparência”, disse Caiada.
Para a elaboração da LDO foram levadas em conta a média da evolução das receitas nos últimos três anos, a aplicação das variáveis macroeconômicas previstas para 2024 (PIB, IPCA e INPC), as receitas de convênios, as operações de crédito, além da receita realizada em 2022 com sua projeção para 2023.
Entre as prioridades e metas estabelecidas na LDO estão investimentos em construções e reformas em escolas e unidades de saúde, obras do BRT e outros projetos nas áreas da habitação, esporte, cultura e turismo.
“A LDO é fundamental para a gestão dos municípios e permite organização e planejamento para o desenvolvimento de Campinas”, afirma o presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.