Campinas

Campinas sedia encontro nacional sobre urbanismo em áreas centrais

Evento reunirá especialistas de todo o país para debater soluções para revitalização de centros urbanos, entre os dias 19 e 21 de maio

Foto: Divulgação – Entre os dias 19 e 21 de maio, Campinas será palco do II Encontro Brasileiro de Urbanismo em Áreas Centrais, que acontecerá no Sesi Campinas I – Unidade Amoreiras. Organizado pela Prefeitura de Campinas, com apoio da Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais e da Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos, o evento visa promover um amplo debate sobre os desafios e soluções para a reabilitação das regiões centrais das cidades brasileiras. As inscrições estão abertas até o dia 12 de maio e as vagas são limitadas.

O encontro é uma oportunidade estratégica para o intercâmbio de boas práticas entre diferentes cidades, envolvendo gestores públicos, técnicos municipais, parlamentares, acadêmicos e a sociedade civil. A proposta é fomentar políticas públicas eficazes, com alcance nacional, para tornar os centros urbanos mais atrativos, funcionais e sustentáveis. A programação inclui debates, apresentações de projetos e troca de experiências entre especialistas e representantes de diversos municípios.

Campinas, recentemente integrada à Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais, foi a primeira cidade não capital a fazer parte da iniciativa. A entrada oficial aconteceu em fevereiro, ao lado de Teresina (PI) e João Pessoa (PB). A escolha de Campinas como sede do segundo encontro nacional reforça seu protagonismo no planejamento urbano e seu compromisso com a revitalização do Centro, uma das prioridades da atual gestão municipal.

O presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.

Criada em junho de 2024, a Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais surgiu durante o primeiro encontro nacional, realizado em Recife. Desde então, integra a Rede para o Desenvolvimento Urbano Sustentável (ReDUS) e atua com base em eixos como mobilidade urbana, habitação, cultura, inovação, sustentabilidade e valorização do patrimônio. A participação ativa de Campinas na Rede marca uma nova fase na política urbana local, com foco em soluções modernas e integradas.

Para Francisco de Oliveira Lima Filho, presidente da Habicamp, a realização do encontro em Campinas simboliza um novo momento de valorização da cidade: “Receber um evento dessa magnitude fortalece a posição de Campinas como referência em urbanismo e reafirma nosso empenho em transformar o Centro em um ambiente mais atrativo, seguro e propício ao desenvolvimento.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.