Comissão de Estudos Vocacionais do Pátio Ferroviário avaliará usos para a área
Posse, na noite da quarta-feira, 31 de maio, reuniu representantes de entidades que participam da comissão. Finalidade é ouvir a sociedade para definir projetos
Texto: Site Reprodução Prefeitura de Campinas.
Crédito: Eduardo Lopes – Os membros da Comissão de Estudos Vocacionais do Pátio Ferroviário de Campinas foram empossados na noite de ontem, 31 de maio, em cerimônia no Salão Vermelho do Paço Municipal. O grupo reúne representantes de secretarias, autarquias, entidades, conselhos municipais e também de universidades, que foram convidados pela Prefeitura para dar sugestões e avaliar propostas de projetos para o uso da área que está cedida pela União para o Município.
“Tenho certeza que esse grupo tem condições de definir as linhas gerais para o ‘masterplan’/plano de ocupação para a área do Pátio Ferroviário e suas ligações com a cidade”, afirmou o prefeito Dário Saadi ao dar posse aos membros da Comissão. “Queremos ouvir a cidade de Campinas, de forma democrática, e também discutir o futuro, a Fase 2 de implantação da revitalização. Todas as intervenções propostas não são definitivas e ainda serão encaminhadas para a avaliação e aprovação do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc)”, explicou.
A Fase 1 do plano de requalificação está sendo desenvolvida pelo Comitê Executivo do Plano de Ocupação do Pátio Ferroviário da Prefeitura, criado no ano passado (portaria 98085/2022), reunindo vários órgãos municipais. A secretária de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho, apresentou durante o encontro de posse da comissão os projetos de requalificação que já estão em andamento.
“É fruto de um grande trabalho entre as secretarias, atendendo aos princípios do Plano Diretor, em busca de uma centralidade renovada para a cidade. Parte de uma articulação de todas as políticas públicas em projeto para uma região tão importante”, declarou, lembrando que a iniciativa faz parte do Plano de Requalificação da Área Central de Campinas (PRAC/Nosso Centro).
As intervenções iniciais da Fase 1 de requalificação do Pátio Ferroviário são: recuperação das instalações da Oficina de Locomotivas da Mogiana/Prédio do Relógio, que já está sendo realizada por meio de mitigação de Estudo/Relatório de Impacto de Vizinhança (EIV/RIV) de um empreendimento imobiliário; projeto paisagístico desenvolvido pela empresa campineira Alexandre Furcolin Paisagismo; implantação de uma unidade do Parque Escola, elaborado pelo escritório de Arquitetura e Urbanismo Ateliê Navio/arquiteta Úrsula Trancoso, envolvendo a área de Educação do Município e o programa Primeira Infância Campineira (PIC); e um Espaço de Inovação para empresas de tecnologia/startups, proposto pelos professores de Arquitetura Fábio Muzetti e Leandro Schenk, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, por meio de projeto de cooperação com a Prefeitura.
“A Habicamp participou do evento de posse da Comissão de Estudos Vocacionais do Pátio Ferroviário na última quarta-feira, 31 de maio, e parabeniza a iniciativa, bem como os projetos apresentados. Ouvir a sociedade é o primeiro passo para garantir melhorias e potencializar a economia da cidade”, reforça o presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.
Também participaram da cerimônia de posse da Comissão as secretárias municipais de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli; de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi; e o secretário de Finanças, Aurílio Caiado. Foram unânimes em ressaltar a importância do momento para a cidade de Campinas, como uma virada histórica no olhar para o Pátio Ferroviário e a região central da cidade.
A Comissão
A Comissão de Estudos Vocacionais do Pátio Ferroviário de Campinas deve realizar sua primeira reunião de trabalho nos próximos dez dias para definição do plano de trabalho, cronograma de atividades e divisão de tarefas. A ideia é que um relatório preliminar dos estudos possa ser apresentado em 180 dias.
A portaria 99549/2023, publicada na edição do Diário Oficial do Município do último dia 26 de maio, criou a comissão oficialmente. A finalidade é realizar os estudos vocacionais dos espaços e dos bens da área de acordo com as premissas do Plano Diretor Municipal e com os tombamentos no Condepacc, considerando o contexto arquitetônico, histórico e cultural do Pátio Ferroviário.
Os membros foram indicados pelos organismos participantes. A previsão é que os trabalhos se prolonguem por um ano, prazo de vigência da portaria.
Composição da Comissão
A Comissão de Estudos Vocacionais do Pátio Ferroviário de Campinas é presidida pela Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (Seplurb), na pessoa da secretária Carolina Baracat Lazinho.
Representantes da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (Seplurb)
Titular: MARCELA CRISTIANE PUPIN
Titular: MONNA HAMSSI TAHA
Suplente: DANIELA ZACARDI DE ALMEIDA CAMARGO
Suplente: RAFAELLA RIBEIRO VIOLATO
Representantes Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação
Titular: ADRIANA MARIA GARAVELLO FAIDIGA FLOSI
Titular: DANIELLA FARIAS SCARASSATTI
Suplente: MARINA CANDIA MORELLI
Representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
Titular: GABRIEL GUEDES RAPASSI
Titular: FABIOLA RODRIGUES
Suplente: ANTONIO HENRIQUE FELICE ANUNZIATA
Representantes da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec)
Titular: KARLISE KLAFKE BALDONI
Titular: THAIS FARIA RAMOS DA COSTA
Suplente: KARINA FARIAS DOS SANTOS
Representantes do Conselho Municipal de Política Cultural
Titular: FABIANA DA SILVA RIBEIRO
Titular: LUIZ ANTÔNIO MARTINS AQUINO
Suplente: GLÓRIA PEREIRA DA CUNHA
Representantes do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc)
Titular: MARIA RITA S. DE PAULA AMOROSO
Titular: JOÃO MANUEL VERDE DOS SANTOS
Suplente: MOACIR MENEGALDO MARTINS
Representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU)
Titular: RONALDO GERD SEIFEIT,
Titular: ALAN SILVA CURY
Suplente: EDUARDO JOSÉ PEREIRA COELHO
Representantes da Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec)
Titular: AMANDA ACIOLI MIGUEL
Suplente: BRUNO ARAMAKI
Representantes da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
Titular: FÁBIO DE ALMEIDA MUZETTI
Suplente: LEANDRO RODOLFO SCHENK
Representantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Titular: MARCOS TOGNON
Suplente: RAFAEL AUGUSTO URANO DE CARVALHO FRAJNDLICH
Suplente: REGINA ANDRADE TIRELLO
Representantes da Universidade Paulista (Unip)
Titular: PATRÍCIA CERONI SCARABELLI
Suplente: CAROLINA SUMAQUERO GUTMANN
Representantes da Universidade Presbiteriana Mackenzie
Titular: LARISSA FERRER BRANCO
Suplente: PABLO AUGUSTO KRAHL
Representantes da Universidade São Francisco
Titular: PAULO EDUARDO BORZANI GONÇALVES
Suplente: DIEGO FONSECA BRASIL VIANNA
Representantes do Centro Universitário Unimetrocamp Wyden
Titular: GELLY MENDES RODRIGUES
Suplente: JONATHA ROBERTO PEREIRA