Conferência discute mobilidade urbana inclusiva e desenvolvimento

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) promoveu no sábado, 7 de dezembro, a VIII Conferência Municipal de Trânsito e Transporte. O evento, realizado na Unimetrocamp, teve a participação de cerca de 130 pessoas.

A abertura foi realizada pelo secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro. Também participou da mesa o presidente do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), Edilson da Silva. A Conferência reuniu representantes de diversos segmentos da sociedade e técnicos da Emdec.

A realização da VIII CMTT encerra um processo que começou em outubro, com a realização de cinco pré-conferências, envolvendo as regiões Noroeste, Sul, Leste, Sudoeste e Norte. E em novembro, pré-conferência que mobilizou os segmentos de estudantes, pessoas com deficiência e idosos.

 “Uma boa política pública somente pode ser implementada se ela for muito bem planejada. E este é um bom momento para o planejamento”, salientou Barreiro durante a abertura. O secretário de Transportes também destacou a importância, durante as discussões dos grupos, de “avaliar o que foi planejado e o que foi feito até aqui, desde a última CMTT (realizada em março de 2018); e a segunda etapa dos trabalhos voltada para olhar para o futuro”.

O norte da VIII CMTT foi a valorização do transporte público e a mobilidade ativa, que é o deslocamento feito pelo uso da força física, como caminhar e o uso da bicicleta como meio de transporte. A segurança nos deslocamentos também esteve presente nas discussões.

A VIII Conferência teve cinco eixos de atuação: Eixo 1 – Políticas de Mobilidade Urbana; Eixo 2 – Segurança Viária; Eixo 3 – Educação, Comunicação e Participação Social para a Mobilidade Urbana; Eixo 4 – Tecnologia em Mobilidade Urbana; e Eixo 5 – Mobilidade Ativa em Campinas. (Prefeitura de Campinas)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.