Construção civil em alta: somente em 2021, foram abertas 285 mil vagas
Segundo o Caged, 24 mil funcionários foram contratados apenas em setembro
Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a consequente retomada da economia, as construtoras brasileiras seguem com as contrações e o mercado da construção civil aquecido.
De acordo com dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram contratados 24 mil funcionários apenas em setembro, em uma sequência de nove meses consecutivos de abertura de vagas.
Com base nas informações desse Cadastro, estima-se cerca de 285,5 mil novos postos de trabalho em 2021. Atualmente, o setor é responsável pelo emprego de 2,5 milhões de brasileiros.
Crescimento em cadeia
O crescimento da construção civil traz impactos positivos para diversos segmentos envolvidos com o setor.
É o caso da comercialização de tijolos, que registrou um aumento de 30% e de cimento, que registrou 49,2 milhões de toneladas vendidas, equivalente a um crescimento de 9,7% em 2021, de acordo com os dados da ABCP. O presidente da Habicamp, Francisco Lima de Oliveira Filho, acredita na retomada veloz do mercado. “A construção civil e o mercado imobiliário não pararam durante a pandemia e, portanto, a retomada tende ser mais potente e rápida. E esse cenário deve se manter em 2022”, afirma.