Empreendimentos imobiliários inovadores em Campinas receberão Selo de Qualidade de Vida Urbana
Com objetivo de motivar o setor a desenvolver projetos com soluções sustentáveis que melhores os parâmetros obrigatórios da legislação de planejamento urbano
Foto: Firmino Piton – Campinas irá introduzir o Selo de Qualidade de Vida Urbana, que visa reconhecer e enfatizar projetos de desenvolvimento imobiliário que demonstram práticas louváveis e se destacam ao oferecer soluções inovadoras que superam os padrões obrigatórios da legislação urbana.
A prefeitura, responsável pela certificação do selo, anunciou oficialmente na manhã de quinta-feira, (05), o recrutamento de uma empresa de consultoria para colaborar no estabelecimento das categorias, critérios e indicadores do selo.
O selo visa apoiar empreendimentos e estimular a criatividade, com o objetivo de melhorar o padrão de vida na cidade. Isso é feito aderindo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e seguindo os princípios de gestão ambiental, social e de governança (ESG).
Além disso, as boas práticas de construção civil podem abranger projetos verticais e horizontais, incluindo empreendimentos residenciais e não residenciais, bem como projetos de parcelamento de terrenos para o desenvolvimento de loteamentos e edifícios em bairros que priorizem uma maior qualidade de vida.
Essas práticas estão enraizadas em princípios sólidos de planejamento urbano que priorizam o bem-estar dos indivíduos. O selo de aprovação e/ou permissão de execução do projeto ou licença de instalação será concedido ao atender a esses padrões.
“ A iniciativa é um incentivo da prefeitura para criar uma cidade pautada no desenvolvimento sustentável e que prioriza a qualidade de vida”, reforça Francisco de Oliveira Lima Filho, presidente da Habicamp.