empregabilidadeInovação

Ex-moradores de rua de Campinas conseguem emprego na construção e vibram com nova chance

Da falta de perspectiva, moradia e sonhos para a chance de reconstruir a
vida e ajudar outras pessoas a terem um lar. Paulo Leandro da Silva e
Ednaldo Silva da Costa passaram por essa reviravolta. Ex-moradores de rua,
eles ingressaram em um programa da Prefeitura de Campinas (SP), fizeram um curso profissionalizante e foram contratados por uma empresa para trabalhar na construção civil.

“Eu recuperei uma coisa que eu tinha perdido, que é a responsabilidade. É
muito bom poder acordar e saber que tem para onde ir. A vida não é só bens materiais, é saber que tem responsabilidade para cumprir”, afirmou Ednaldo.

O primeiro dia de trabalho da dupla aconteceu nesta segunda-feira (18). Em
março de 2017, eles começaram o curso, desenvolvido pelo programa “Parceiros da Cidade – mão amiga”, receberam uma bolsa de R$ 970 por mês e atualmente moram em casas alugadas. Eles nunca haviam trabalhado com carteira assinada e foram os primeiros do programa a serem efetivamente contratados por uma construtora.

A vida na rua sempre foi uma dificuldade para os dois, que passaram a viver uma realidade bem diferente com o novo emprego. “Na rua você não dorme direito. Comer até come, mas dormir, não consegue. Tem muita briga com outros moradores. Agora, eu quero trabalhar para conseguir minha casa, para”, disse Paulo Leandro.O programa da Prefeitura já tirou 84 pessoas em situação de rua. “Ele tem que cumprir alguns requisitos, tem que ter responsabilidade, assiduidade, a gente oferece a oportunidade, mas ela só acontece realmente se eles quiserem e se dedicarem para isso”, explicou a gestora do Programa, Márcia Panteão de Lima. (G1 Campinas)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.