economia

FMI eleva previsão de crescimento do Brasil para 2025

PIB brasileiro deve crescer 2,4 no próximo ano

Foto: Diogo Moreira / Governo de SP – O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para cima a previsão de crescimento econômico do Brasil em 2025. A nova estimativa aponta para uma expansão de 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB) no próximo ano, representando um aumento de 0,3 ponto percentual em relação à previsão feita em abril. A atualização foi divulgada no relatório Perspectiva Econômica Global.

Para este ano, a previsão do FMI é menos otimista. Na semana passada, a instituição reduziu a estimativa de crescimento do PIB brasileiro para 2,1%, uma ligeira queda de 0,1 ponto percentual em comparação com o cálculo anterior. A revisão negativa foi justificada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, uma política monetária ainda restritiva, um déficit fiscal menor e a normalização da produção agrícola.

Crescimento do Brasil

Apesar do início positivo em 2024, com um crescimento de 0,8% no primeiro trimestre, o Brasil enfrentará desafios no segundo trimestre devido às chuvas intensas que afetaram o Rio Grande do Sul entre o final de abril e maio. Esses eventos climáticos podem ter um impacto significativo no desempenho econômico do período.

Os números oficiais do PIB para o segundo trimestre serão divulgados pelo IBGE no dia 3 de setembro. A expectativa é que os dados reflitam os efeitos das condições climáticas adversas e outros fatores econômicos que têm influenciado o crescimento do país.

O presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.

Francisco de Oliveira Lima Filho, presidente da Habicamp, comentou sobre as novas projeções: “A revisão do FMI é um sinal positivo para a economia brasileira, mas precisamos estar atentos aos desafios que ainda enfrentamos, como a instabilidade climática e as políticas econômicas. O crescimento sustentável requer um equilíbrio cuidadoso entre desenvolvimento e gestão de riscos.”

A atualização das previsões do FMI traz um panorama misto para a economia brasileira, destacando tanto as oportunidades quanto os obstáculos que o país deve superar para alcançar um crescimento sólido e sustentável nos próximos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.