Habicamp apóia o IPTU Justo
Diretores da Habicamp participaram na última segunda-feira do movimento IPTU Justo, realizado por diversas entidades de Campinas. As manifestações, ocorridas em frente a Prefeitura Municipal e depois no plenário da Câmara, reuniram representantes de 30 segmentos econômicos, políticos e moradores da cidade, descontentes com os aumentos impostos pela atual administração nos últimos dois anos.
O principal objetivo do movimento IPTU Justo a mudança da lei que aumentou o IPTU na cidade a partir de 2018. Já foi protocolado na Câmara Municipal um novo projeto de lei que quer impedir o reajuste de mais 10% no IPTU para o ano que vem. Ainda não há previsão de quando o projeto será votado.
A revisão da planta de valores, aprovada em uma votação polêmica em novembro de 2017, instituiu o aumento de 30% no IPTU para alguns imóveis, mas 10% neste ano (que com a inflação se tornaram, na verdade, 14%) e mais 10% para 2020.
Em nota, a Prefeitura informou que a atualização da Planta Genérica de Valores é uma necessidade, prevista no Estatuto das Cidades, e que esta medida garante “justiça social”. “O maior exemplo é que 100 mil famílias de baixa renda estão isentas do pagamento do IPTU em 2019. Outros 108 mil contribuintes tiveram redução do imposto, se comparado com 2017”, informa.