economia

IBGE aponta crescimento no PIB de 0,1% no terceiro trimestre

O acumulado entre janeiro e setembro aponta alta de 3,2%

De acordo com dados que integram o Sistema de Contas Nacionais Trimestrais foram divulgados nesta terça-feira, (5), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, cresceu 0,1% no terceiro trimestre de 2023.

Trata-se da terceira taxa positiva depois da queda de 0,1% verificada no quarto trimestre do ano passado.

Com o resultado, o PIB – que é a soma dos bens e serviços finais produzidos no país –  está novamente no maior patamar da série histórica, ficando 7,2% acima do nível pré-pandemia, registrado nos três últimos meses de 2019.

Entre janeiro e setembro, o acumulado aponta alta de 3,2%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Em valores correntes, o Brasil gerou R$ 2,741 trilhões no terceiro trimestre.

O presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.

O setor na construção recuou 0,9% frente ao mesmo período do ano passado. De acordo com o presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho, 2023 não está sendo um ano bom para o setor da construção. “Ao longo do ano observamos juros altos e queda na ocupação, na produção de insumos e no comércio de material de construção”, explica Lima Filho. “Mas cabe esperar para que 2024 seja melhor”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.