Índice de Confiança do Consumidor de Campinas em janeiro é o maior dos últimos seis meses
Em janeiro, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de Campinas atingiu 111,9 pontos, alta de 3,3% em relação aos 108,3 pontos vistos em dezembro. É a maior pontuação desde junho do ano passado que havia registrado 113,6 pontos. No comparativo anual, o ICC registrou crescimento de 4,2%, diante dos 107,3 de janeiro de 2017.
O ICC é um índice mensal elaborado pelo SindiVarejista de Campinas e Região e FecomercioSP. A escala de pontuação varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total). Já os dois componentes que compõe o indicador registraram diferenças. O Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) registrou elevação de 36% ao passar de 46 pontos em dezembro para 63 pontos em janeiro, a maior pontuação desde que o SindiVarejista passou a medir o ICC de Campinas em 2016. Por outro lado, o Índice de Expectativas do Consumidor (IEC) apresentou uma pequena retração de 3%. Passou de 149,9 em dezembro para 144,5 em janeiro.
“O resultado ainda é reflexo do recebimento dos recursos adicionais do décimo terceiro salário, que deixa positiva a avaliação dos consumidores em relação ao momento atual e às expectativas sobre os meses seguintes”, explicou a presidente do SindiVarejista Sanae Murayama Saito. “Recuperações do emprego e da renda têm sido fundamentais para a restauração da confiança do consumidor”, afirma Sanae. (DCI)