IPCA deve ser negativo em junho, aponta Banco Central
A inflação deve voltar a subir no segundo semestre, mas juros futuros abrem espaço para queda
Na edição mais recente do Relatório de Inflação, divulgada em março, a autoridade monetária previa que o IPCA encerraria o ano em 5,8%. A edição desta segunda-feira, (12), do Boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras feita pelo BC, aponta expectativa de 5,42% para o IPCA neste ano.
A inflação oficial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) poderá ficar negativa em junho e subir no segundo semestre. Em evento promovido pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse que o índice deverá terminar o ano com melhora em relação às previsões iniciais.
No Relatório de Inflação de março, o BC estimava crescimento de 1,2% para o PIB. Na edição desta segunda-feira do boletim Focus, as instituições financeiras projetam expansão de 1,84%.
“A inflação é reflexo do cenário de instabilidade com variações esperadas. Porém, ainda há a expectativa que o ano feche com juros melhores”, salienta o presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.