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Limpeza de parte do leito do antigo VLT está concluída para obras do BRT

Na manhã desta terça-feira, dia 29 de agosto, o prefeito Jonas Donizette visitou o canteiro de obras do BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido) montado na confluência dos bairros Bonfim e Botafogo, em área do antigo leito desativado do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). O prefeito percorreu parte do trecho, até a ligação com a Avenida John Boyd Dunlop, na altura da Vila Teixeira.

Os trabalhos de limpeza e preparação do terreno para o início das obras do BRT no leito do VLT já atingiram em torno de 5km, do Bairro Bonfim, na altura da Avenida Francisco Elisiário, até o Jardim Miranda, na aproximação do viaduto da Rodovia Anhanguera. Já foram removidos 277 postes e demolidas três estações do VLT. O início das obras está previsto para a segunda quinzena de setembro.

“Este é mais um importante passo para tornar realidade uma obra tão importante para a mobilidade urbana do município”, destacou o prefeito Jonas. O BRT campineiro, que será chamado de Rapidão, irá beneficiar cerca de 450 mil pessoas que residem nos distritos do Campo Grande e Ouro Verde. Os três corredores BRT do município – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral – terão custo total de R$ 451,5 milhões. Serão 36,6 km de corredores, com tempo total de obras de três anos, contados desde maio de 2017.

O canteiro de obras e o trecho que recebe os trabalhos fazem parte do Lote 1 da implantação do BRT. O Lote 1 compreende o trecho 1 do Corredor Campo Grande, que é a ligação entre a região central até a Vila Aurocan, com extensão de 4,3 km; além de todo corredor perimetral, com 4,1 km. O responsável pelo Lote 1 é o Consórcio Corredor BRT Campinas, formado pela Arvek, D. P. Barros, Trail, Enpavi e Pentágono. O valor total do lote é de R$ 88,9 milhões. O trajeto passa sob vias importantes, como as avenidas Lix da Cunha e John Boyd Dunlop.

O sistema BRT contempla estações de transferência e infraestrutura adequada; veículos articulados ou biarticulados; corredores exclusivos com espaços para ultrapassagens; embarque e desembarque pela esquerda (junto ao canteiro central das avenidas); embarque em nível; e pagamento desembarcado. O sistema será mais seguro, rápido, eficiente e confiável.

O BRT Campo Grande terá 17,9 km de extensão, saindo da região central, seguindo pelo leito desativado do antigo VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), John Boyd Dunlop e chegando ao Terminal Itajaí. Serão construídas 12 obras de arte (pontes e viadutos).

No Ouro Verde serão 14,6 km de extensão, saindo da região central, seguindo pela João Jorge, Amoreiras, Ruy Rodriguez, Camucim até o Terminal Vida Nova. Nesse trajeto serão construídas quatro obras de arte (pontes e viadutos).

Entre os dois corredores haverá um corredor perimetral com 4,1 km de extensão, ligando a Vila Aurocan até o Campos Elíseos, seguindo pelo leito desativado do VLT. (Prefeitura de Campinas)

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