Campinas

Mercado Municipal de Campinas deve ter obras finalizadas neste ano

A reforma estrutural do prédio de mais de 100 anos deve ser entregue no segundo semestre de 2024

Crédito: Carlos Bassan – A reforma estrutural do Mercado Municipal de Campinas segue no ritmo estimado para conclusão das obras para o segundo semestre 2024. O prédio centenário será totalmente revitalizado, com recuperação da estrutura atual, ampliação da área de atendimento e padronizações dos boxes.

Ao longo de sua existência, o Mercadão passou por várias reformas e pequenos ajustes, mas essa é a primeira obra de impacto com intervenções na parte elétrica e hidráulica e atualização arquitetônica da edificação com todo o cuidado que um espaço tombado requer.

A gestão da obra é feita pela Secretaria Municpal de Infraestrutura da Prefeitura. De acordo com o secretário da Pasta, Carlos José Barreiro, já foram concluídas as fases de demolição dos boxes internos e das fundações que vão sustentar a construção do mezanino.

“Todo o trabalho de fundação, que é uma parte bem trabalhosa da obra, por ser uma edificação muito antiga, foi concluída. Agora a empresa está começando a montar a estrutura do mezanino, com a colocação das vigas e pilares de aço. Também estão em execução as obras dos poços dos elevadores e as estruturas dos banheiros”, destacou Barreiro.

O presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho.

Para o presidente da Habicamp, Francisco de Oliveira Lima Filho, a reforma é necessária para manter a história de Campinas viva por muitos anos. “O Mercadão é uma das 7 maravilhas de Campinas, precisamos preservar nossos prédios históricos para propagar a nossa história e sempre melhorar o desenvolvimento da cidade”, comenta Lima Filho.

O investimento total é de R$ 6.131.045,22, sendo R$ 5 milhões via convênio com o

Ministério do Turismo, por meio de emenda parlamentar do deputado Marcos Pereira. O restante é contrapartida do município. A empresa que executa a reforma é a RJC Sinalização Urbana Ltda., vencedora da licitação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.